腹を刺すことができるものと何をすべきか

腹部の刺し傷は、たとえば炭水化物や乳糖が豊富な食品の消費に関連する状態が原因で発生する腹部の痛みの感覚で、過剰な腸内ガスや便秘の生成につながります。

ただし、腹部の刺し傷に下痢、嘔吐、発熱、倦怠感などの他の症状が伴う場合は、かかりつけの医師または消化器専門医による診断の確認が必要な状況を示すことがあります。腹部の痛みを改善するための治療法は、この症状の原因によって異なりますが、痛み、膨満感、または腸内ガスを減らすための薬物療法が適応となる場合があります。

腹を刺すことができるものと何をすべきか

腹を刺す主な原因は次のとおりです。

1.腸内ガス

腸内ガスは、主に炭水化物と乳糖を多く含む食品の発酵により、胃または腸で生成されます。豆、ひよこ豆、レンズ豆などのいくつかの種類の野菜、キャベツ、カリフラワーなどの特定の野菜や炭酸飲料も、腸内ガスの増加に関係しています。

場合によっては、腸内ガスの発生は、乳糖不耐症、低塩酸症、みみず、過敏性腸症候群などの特定の健康問題に関連しています。腸内ガスが過剰に生成されると、腹部の縫合、喉の焼け、胸部への引っ掛かり、げっぷ感などの症状を引き起こす可能性があります。腸ガスの他の原因を知っています。

対処法腸内ガスは通常、他の健康上の問題を引き起こしませんが、腹部のひねりによって引き起こされる不快感は不安や倦怠感を引き起こす可能性があります。腸内のガスを和らげて取り除くには、日中は多量の水を飲み、落ち着いて食事をし、食べ物をよく噛んで、食事中の水分摂取を避けることをお勧めします。Luftalなどのシメチコンを含む薬は、症状を緩和するために使用できます。

2.便秘

便秘は便秘とも呼ばれ、便通の頻度が低下したり、便が固まり、便通の間に過度の労力を必要とするときに発生します。

この状態は、主に繊維と水分の不十分な摂取と身体活動の非パフォーマンスに関連するいくつかの要因が原因で発生し、糞便の蓄積と腸内ガスの生成による腹部の腫れやへらなどの症状が現れます。 

対処法便秘の治療は、食物繊維が豊富な食品の摂取量を増やしたり、1日あたり平均2リットルの適切な水を飲んだりするなど、習慣の変化で構成されます。また、便意を抑制せずに、避難スケジュールに関する規律を維持する必要があります。これは便の一貫性を悪化させ、避難反射の進行性の喪失を引き起こします。

Se a prisão de ventre ocorre muito frequentemente e os hábitos intestinais nunca são regulares, é indicado procurar atendimento de um médico de família ou gastroenterologista para investigar melhor as causas e indicar medicamentos laxativos, por exemplo, para facilitar a saída das fezes.

Veja mais formas de combater a prisão de ventre no vídeo a seguir:

3. Apendicite

O apendicite é uma doença que ocorre por causa da inflamação do apêndice, que é um pequeno órgão localizado na ponta do intestino grosso. Esta doença inflamatória ocorre por causa da obstrução do apêndice com restos de fezes e provoca sintomas como pontadas na barriga, mais especificamente na parte inferior do lado direito, vômitos, febre, perda de apetite e mal-estar geral.

Ao surgirem os sintomas é recomendado procurar atendimento médico rapidamente, por causa do risco de o apêndice romper e contaminar os outros órgãos do abdome com bactérias, causando a apendicite supurada. Para confirmar o diagnóstico de apendicite o médico poderá indicar exames como ultrassom, hemograma e urina tipo I.

O que fazer: após a confirmação do diagnóstico, o tratamento consiste na realização de uma cirurgia para retirada do apêndice e após o procedimento cirúrgico o médico poderá receitar medicamentos analgésicos, para aliviar a dor e antibióticos para prevenir o surgimento de outras infecções. Saiba mais como é feita a cirurgia de retirada do apêndice.

4. Síndrome do Intestino Irritável

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio intestinal que se caracteriza pela alteração do hábito intestinal, sendo que a pessoa pode apresentar período com diarreia intercalados com prisão de ventre. Este distúrbio provoca sintomas como urgência para evacuar, eliminação de muco pelo reto e desconforto abdominal, inchaço, distensão e pontada na barriga.

Esses sintomas tendem a apresentar de forma gradual, sendo que nem sempre uma pessoa que tem síndrome do intestino irritável apresenta todos esses sintomas. As causas desta síndrome ainda não foram bem definidas, mas o surgimento pode estar ligado à hipersensibilidade do intestino a determinados alimentos.

O diagnóstico é feito por um médico gastroenterologista através da história clínica da pessoa, porém pode ser solicitado exames complementares para excluir a existência de outras doenças.

O que fazer: para o tratamento da síndrome do intestino irritável, o gastroenterologista poderá receitar medicamentos a base de fibras, para regular o funcionamento e a microbiota do intestino, antiespasmódicos para aliviar a dor e remédios para ajudar a reduzir o inchaço, distensão e flatulência, como os antiflatulentos. Também é importante seguir acompanhamento com nutricionista para definir uma dieta mais apropriada.

5. Infecção urinária

A infecção urinária ocorre quando as vias urinárias são contaminadas por bactérias, sendo as mais comuns a Escherichia coli e o Staphylococcus saprophyticus, ou fungos, principalmente do gênero Candida sp. As mulheres são mais suscetíveis a este tipo de infecção porque a uretra é mais curta e consequentemente é mais fácil para os microrganismos chegarem ao local e causarem infecção.

Os sintomas de infecção urinária podem ser ardência e dor tipo pontada na barriga ao urinar e se a infecção atingir os rins, pode causar dor na parte inferior das costas. O diagnóstico deste tipo de infecção é feita, geralmente, por um clínico geral, ginecologista ou urologista através de exames de sangue e de urina.

O que fazer: o tratamento para infecção urinária baseia-se em aliviar a dor e eliminar as bactérias das vias urinárias com uso de antibióticos, como trimetoprima e ciprofloxacino. Alguns remédios naturais podem ser usados como opções complementares, como suco de arando silvestre.

Veja a seguir um vídeo com dicas sobre o que comer para curar e evitar infecção urinária:

6. Pedra na vesícula

A pedra na vesícula, conhecida também de colelitíase, é uma condição que acontece quando se formam pedras, chamados de cálculos, dentro da vesícula biliar, órgão que ajuda na digestão de gordura. Os sintomas surgem quando uma pedra obstrui o tubo biliar, levando ao aparecimento de náuseas, vômitos e dor tipo pontada na barriga. 

A formação de cálculos biliares começa quando a bile fica sobrecarregada de gordura proveniente do fígado e o diagnóstico desta condição deve ser feita por um clínico geral ou gastroenterologista através de exames, como o ultrassom abdominal.

O que fazer: o tratamento para pedra na vesícula consiste principalmente na cirurgia para retirada dos cálculos e no uso de antibióticos para prevenir o surgimento de infecções generalizados no corpo.

Alguns remédios caseiros podem ser usados no tratamento complementar de pedra na vesícula, como chá de bardana e bolso, pois ajudam a reduzir a inflamação da vesícula. Confira outros remédios caseiros para pedra na vesícula.

7. Cólicas menstruais, gravidez ou ovulação

As cólicas menstruais ocorrem por causa dos espasmos do útero durante a menstruação e leva a dores na região da barriga tipo pontada. No entanto, no início da gravidez a mulher pode sentir sensação de pontada na barriga ou fisgadas, que acontecem devido às mudanças hormonais e modificações na estrutura do útero, porém se junto com a pontada ocorrer qualquer sangramento é importante procurar um ginecologista imediatamente.

Além disso, durante a ovulação, chamado também de período fértil, são liberados folículos para serem fecundados pelo espermatozoide e durante esse processo a mulher pode sentir pontada no pé da barriga. Veja como saber quando é o período fértil.

O que fazer: se as cólicas menstruais durarem mais de 72 horas e forem muito fortes, é recomendado consultar um ginecologista para investigar se a pessoa tem alguma doença, como a endometriose, por exemplo. Nos casos das pontadas na barriga durante a gravidez, é importante observar se ocorrem sangramentos, pois se caso acontecer é preciso procurar atendimento médico rapidamente. E quanto às pontadas na barriga no período fértil, estas somem ao mudar a fase do ciclo da mulher.

Quando ir ao médico

É recomendado procurar atendimento médico o quanto antes quando surgem outros sintomas além das pontadas na barriga, como:

  • Febre;
  • Sangramento intestinal;
  • Vômitos por mais de 24 horas;

これらの兆候は他の健康上の問題を示している可能性があり、診断を確認するには一般開業医または胃腸科専門医に迅速に相談する必要があります。